segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FORTALEZA E GUARULHOS TÊM PROJETOS SELECIONADOS POR EDITAL DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA FRANCO-BRASILEIRA PARA O HAITI E A ÁFRICA

Em abril deste ano foi lançado, pela primeira vez, o Edital para Projetos Trilaterais de Cooperação Descentralizada para o Haiti e o continente africano direcionado a governos estaduais e municipais brasileiros, coletividades francesas e autoridades locais africanas e haitianas.

No total, foram postuladas vinte e oito propostas para a avaliação do Comitê Franco-Brasileiro de Cooperação Técnica Descentralizada Trilateral, dos quais, foram aprovados: o da Prefeitura de Fortaleza e da Prefeitura de Guarulhos que já são membros do FONARI.

Fortaleza, em parceria com a Comuna Urbana de Lyon, na França, e a Prefeitura de Porto Novo, no Benin, elaborou um projeto que visa à criação de um Centro de Formação em Artes e Ofícios do Patrimônio em Porto Novo. No caso do projeto de Guarulhos, o objetivo é a gestão de resíduos sólidos em Maputo e Matola em conjunto com o Conselho Geral de Seine/Saint-Denis e o Conselho Municipal das localidades moçambicanas.

  
As áreas internacionais de Fortaleza e Guarulhos coordenadas, respectivamente, por Geraldo Accioly e Fernando Santomauro, foram reconhecidas pela qualidade na criação dos projetos trilaterais.

A seleção das duas prefeituras é um exemplo da importância das áreas internacionais para a elaboração de projetos que contam com recursos externos para sua gestão. Além disso, o recente movimento em prol de mecanismos de apoio a iniciativas de cooperação cria a expectativa de que novos editais de mesma natureza sejam anunciados, principalmente, os que contemplam os modelos de Cooperação Sul-Sul e Sul-Norte-Sul que, atualmente, ganham força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e-FONARI